Ataque/Paris: França em alerta máximo de terrorismo. Polícia procura 3 homens armados (vídeo)
O Presidente francês, François Hollande, qualificou o ataque de hoje contra um jornal satírico francês de «atentado terrorista» de «extrema barbárie». Serão três os autores deste ataque e continuam em fuga.
Corpo do artigo
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, anunciou que houve três envolvidos no ataque de hoje contra o jornal satírico 'Charlie Hebdo', que provocou 12 mortos.
Bernard Cazeneuve disse que as autoridades francesas estão a fazer tudo para «neutralizar tão rapidamente quanto possível os três criminosos que cometeram este ato de barbárie».
Informações iniciais indicavam que o ataque foi levado a cabo por dois homens, armados com uma espingarda automática 'Kalashnikov' e com um lança-rockets.
São cerca de 3 mil polícias procuram três homens. Não há informações sobre o paradeiro ou a identidade dos agressores.Durante a fuga os terroristas roubaram um carro, mas de acordo com o jornal Le Monde o veículo foi encontrado nos arredores de Paris e já está a ser analisado por elementos da polícia científica de Paris.
Estão a ser marcadas por toda a França e em vários países, vigílias e manifestações de solidariedade. A principal acção está marcada para a Praça da República, em Paris, a partir das 19 horas.
François Hollande foi ao local do ataque, onde se pronunciou sobre o ataque desta manhã.
O presidente francês diz que este foi «um ataque foi cometido contra um jornal e contra os seus jornalistas que sempre defenderam que poderiam estar em França para defender as duas ideias. Havia polícia para os proteger, mas eles foram brutalmente assassinados. Morreram 12 pessoas e outras 10 estão feridas com gravidade. Outras 40 pessoas escaparam sãs e salvas».
[youtube:johD9NMi6r0]
O presidente afirmou que França «sabia que estava sob ameaça, como outros países do mundo» e que nas últimas semanas as autoridades desmantelaram planos para ataques terroristas no país.
O presidente francês convocou uma reunião de crise para as 13h (mesma hora em Lisboa) e o gabinete do primeiro-ministro, Manuel Valls, anunciou que elevou o nível de alerta na região de Paris para o máximo, designado «alerta de atentado».
O ataque aconteceu por volta das 10:30, hora de Lisboa. Uma testemunha citada pelas agências internacionais contou o que viu a partir de um edifício próximo.
«Dois homens encapuzados, vestidos de negro, entraram no prédio com metralhadoras Kalashnikov na mão. Pouco depois ouvimos vários disparos». Os dois honmens gritaram na altura do ataque, « Vingamos o profeta» . Uma outra frase «Alá é grande », num video difundido no 'site' da televisão pública France Télévisions é possível ouvir esta frase.
A mesma testemunha adiantou que os dois homens terão sido vistos a fugir.
[youtube:SZAe3p6LPI8]
Neste vídeo publicado no YouTube podemos ver algumas imagens pouco após o ataque, na capital francesa.
O jornal Le Monde adianta que os dois homens encapuzados que entraram na redação do jornal evocaram «o profeta» e gritavam «Allaou Akbar».
Entretanto o canal France1 avança que serão três os autores deste ataque.
Às 20h o presidente francês fará uma declaração ao país.