
Yannis Behrakis / Reuters
O conselho grego de estabilidade sistémica, um organismo criado para responder a situações de crise financeira, vai reunir-se ao final da tarde. Dados contraditórios negam e garantem que o controlo de capitais e o fecho de bancos vai ser estudado.
Corpo do artigo
Depois de avançar que o BCE pondera acabar com a ajuda financeira à Grécia ainda hoje, a BBC afirma que o governo helénico se prepara para impor o controlo de capitais, ao mesmo tempo que vai decretar que, amanhã, os bancos não abrem portas.
Segundo a BBC estas informações teriam saído da boca de Ianis Varoufakis, o ministro grego das Finanças, que foi entrevistado pela BBC4.
[twitter:615112479828348928]
Pouco depois é a vez do próprio Varoufakis recorrer ao Twitter para deixar mais claro, ou talvez não, este tema. "O controlo de capitais dentro de uma união monetária é uma contradição. O governo grego opõe-se a este conceito" diz Ianis Varoufakis.
[twitter:615127339102531584]
No tweet, o governante não diz claramente que medidas está a ponderar e talvez isso tenha forçado o ministério grego das Finanças a fazer dois esclarecimentos atrapalhados. Tanto que o segundo é a correção do primeiro.
O primeiro: "o ministro grego das finanças nunca disse que o governo grego está a preparar a imposição do controlo de capitais".
A correção: "o ministro grego das finanças nunca disse que o governo grego prefere a imposição do controlo de capitais".
Certo é que o conselho grego de estabilidade sistémica vai reunir-se em breve. No final do encontro será anunciado o que é que o governo grego decide.