O partido ecologista australiano apelou ao apoio bipartidário para rever a legislação sobre o consumo de drogas e pretende aplicar o modelo português, no qual o uso de drogas é tratado como um problema de saúde e não criminal.
Corpo do artigo
O apelo foi feito pelo líder do partido australiano 'Os Verdes', Richard Di Nate, que lidera atualmente um grupo de trabalho sobre a matéria, e que tem realizado encontros com responsáveis políticos e legisladores portugueses, segundo a edição de hoje do jornal 'The Sydney Morning Herald National'.
"Os indivíduos [na Austrália] que se envolvem em problemas associados ao consumo de drogas não deviam ser sujeitos a penas judiciais. Deviam ser submetidos a um plano de saúde que lhes facultasse tratamento e os ajudasse a encontrar casa ou trabalho", defendeu o responsável, citado pelo jornal australiano.
Desde 2001 que os dependentes de drogas em Portugal deixaram de ser punidos pelo sistema judicial e os fundos poupados na execução de sentenças têm sido usados para aumentar o acesso ao tratamento da toxicodependência e à prevenção, incluindo serviços de reabilitação.
Di Natale clarificou que Portugal não legalizou o consumo de drogas, uma vez que a lei portuguesa penaliza os traficantes.