Um avião da companhia aérea Lion Air caiu no Mar de Java, com mais de 180 pessoas a bordo, 13 minutos após ter descolado do aeroporto de Jacarta.
Corpo do artigo
O Governo australiano anunciou, esta segunda-feira, ter proibido funcionários do Governo e contratados a voar com a companhia indonésia Lion Air, até que pelo menos esteja concluída a investigação sobre o acidente.
"Depois da queda de um avião da Lion Air hoje, funcionários do Governo australiano e contratados foram instruídos a não voar com a Lion Air. A decisão será revista quando forem claros os resultados da investigação ao acidente", explica o alerta.
A curta mensagem não formaliza qualquer recomendação a outros cidadãos australianos.
O avião Boeing 737-800, da companhia aérea de 'low cost' Lion Air, partiu de Jacarta por volta das 6h20 (22h20 de domingo em Lisboa).
A página de internet da Flightradar, que regista o percurso dos voos, mostra num mapa a trajetória da aeronave em direção a sudoeste, um desvio para sul e depois para nordeste antes de desaparecer repentinamente sobre o Mar de Java, não muito longe da costa.
A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático de 17.000 ilhas e ilhotas, é altamente dependente de ligações aéreas, sendo que os acidentes são comuns.