Adesão de australianos a grupos neonazis tem aumentado e o serviços secretos do país identificaram um aumento dos esforços para atrair ainda mais membros.
Corpo do artigo
Os símbolos nazis serão em breve banidos dos espaços públicos na Austrália, onde os grupos de extrema-direita estão a ganhar terreno e a representar uma ameaça de ataques extremistas, segundo fonte judicial.
Um projeto de lei será apresentado na próxima semana no parlamento e é provável que seja aprovado, pois os partidos da oposição apoiam a iniciativa.
Esta lei proibirá a exibição e venda de insígnias nazis como a suástica ou o símbolo das SS", afirmou o procurador-geral Marc Dreyfus.
"Não há lugar na Austrália para símbolos que glorificam os horrores do Holocausto", disse Dreyfus, acrescentando: "Não permitiremos mais que ninguém lucre com a exibição e venda de objetos que celebram os nazis e a sua ideologia maléfica."
TSF\audio\2023\06\noticias\08\margarida_serra_18h
O Conselho Australiano para os Assuntos Judaicos saudou a medida, afirmando que era bem-vinda "numa altura em que o antissemitismo está a aumentar em todo o mundo".
Nos últimos anos, muitos australianos aderiram a grupos neonazis que estão a intensificar os esforços para recrutar novos membros, de acordo com os serviços secretos australianos.
De acordo com a agência de segurança nacional da Austrália, as pessoas associadas à extrema-direita estão atualmente envolvidas em 30% dos casos de contraterrorismo do país.
Para Mike Burgess, diretor-geral da agência nacional de informações, a Australian Security and Intelligence Organisation (ASIO), "no que diz respeito aos neonazis, o que preocupa são as pessoas que se deixam doutrinar por esta ideologia e que aproveitam a falta de medidas".
"Porque essas pessoas passam depois à ação", continua.
Como exemplo, veja-se o ataque de Christchurch, em 2019, na Nova Zelândia, país vizinho da Austrália, quando um supremacista branco de origem australiana abriu fogo em duas mesquitas, matando 51 pessoas e ferindo 40.
Os dois estados mais populosos da Austrália, New South Wales e Victoria, já restringiram a exibição de símbolos nazis nos espaços públicos.
Esta nova proibição a nível nacional não se aplica aos símbolos nazis utilizados para fins artísticos ou educativos. Também não se aplica à suástica, um símbolo religioso muito utilizado no hinduísmo e no budismo, cuja forma faz lembrar a suástica nazi.