
Candidato da extrema-direita contesta derrota no tribunal
Heinz-Peter Bader/ Reuters
O candidato da extrema-direita, derrotado nas presidências da Áustria, entregou uma queixa por alegadas irregularidades na contagem dos votos.
Corpo do artigo
O tribunal constitucional da Áustria revelou, na página do Twitter, que já deu entrada uma queixa do partido da Liberdade (FPO) em protesto contra o resultado das eleições das presidenciais realizadas em maio.
740458560644128768
O candidato presidencial do FPO, Norbert Hofer, pediu que sejam anulados os votos enviados por e-mail.
O partido de direita fala em irregularidades nalguns centros de votação. Segundo os representantes do FPO, os boletins foram contados rapidamente, e o número de votos foi maior do que o esperado.
"Se as irregularidades forem confirmadas por especialistas legais temos uma responsabilidade perante a democracia", declarou Heinz Christian Strache, presidente do partido.
Além disso, segundo Strache, os votos via correio devem ser abolidos "por infringirem a Constituição", já que não se respeita o direito ao voto secreto, sublinhou o líder de direita.
No dia 23 de meio, Alexander Van der Bellen, candidato independente, foi eleito presidente da Áustria, derrotando Hofer. A diferença foi de apenas 31 mil votos e foram votos de eleitores no estrangeiro.