O presidente da câmara de Callosa de Segura (Alicante) publicou uma fotomontagem no Facebook em que se vê o exército espanhol marchando sobre Gibraltar. Mas nega qualquer intenção belicista.
Corpo do artigo
Francisco Javier Pérez Trigueros (eleito pelo PP) negou, em declarações enviadas à EFE, que esteja a sugerir uma invasão militar, considerando «loucura» qualquer interpretação nesse sentido.
Na fotomontagem vê-se o exército espanhol a marchar, com a bandeira espanhola no cume do rochedo de Gibraltar. Há ainda caças-bombardeiros e sete aviões que deixam um rasto de fumo vermelho e amarelo. Outro dos símbolos que está presente é o conhecido touro de Osborne.
«Eu sou mais um dos milhões de espanhóis que desejam que se cumpram as resoluções da ONU de 1967 e que Gibraltar volte à soberania espanhola e, claro, pacificamente», disse, citado pelo El Mundo.
Do seu ponto de vista, partilhar esta imagem no Facebook corresponde «à vontade de muitos espanhóis de que se cumpram as leis internacionais, que Gibraltar seja devolvida a Espanha e seria normal que os símbolos espanhóis pudessem ser vistos num território espanhol».
Já foi criada uma página no Facebook a pedir a demissão de Francisco Javier Pérez Trigueros.