
Michael Bloomberg
Reuters
Em Nova Iorque e em Washington foram reforçadas as medidas de controlo e vigilância. Sem querer alarmar, o presidente da Câmara de Nova Iorque diz que todos devem estar muito atentos.
Há um sentimento de inquietação nos EUA. No ar paira de novo uma ameaça terrorista que o Departamento de Segurança Interna considera credível, apesar de não estar confirmada.
Por isso, em Nova Iorque e em Washington foram reforçadas as medidas de controlo e vigilância. Michael Bloomberg, presidente da Câmara de Nova Iorque, apelou à atenção de todos.
«Se vir qualquer movimento suspeito, fale», apelou.
O melhor que os norte-americanos têm a fazer para combater ao terrorismo, acrescenta. Michael Bloomberg, «é não se deixarem intimidar».
Com a chegada do 10º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, e depois da morte de Bin Laden, a polícia, o FBI e todos os serviços de inteligência têm estado em alerta, garantiu Bloomberg, a noite passada.
As autoridades norte-americanas redobram a vigilância partindo do princípio que os terroristas vêem a data como uma oportunidade para voltar a atacar.
E, mais do que isso, na manhã de ontem [quinta-feira], o presidente Barak Obama foi informado sobre esta hipótese de atentado.
Apesar da ameaça não estar ainda confirmada, nem estarem identificados os envolvidos, o Departamento de Segurança Interna desconfia de um possível ataque levado a cabo por pelo menos três indivíduos que terão chegado recentemente do Paquistão ou do Afeganistão, sendo um deles um cidadão norte-americano.
O suposto plano, que está a ser investigado pelas autoridades, seria um atentado com carros armadilhados em Washington ou Nova Iorque.
Perante estas suspeitas, as polícias metropolitanas já reforçaram a vigilância e vão passar a estar ao serviço em turnos de 12 horas, em vez das oito horas habituais.
Vão ser ainda instalados vários pontos de controlo de viaturas e estão a ser varridas a pente fino todas as garagens e parques de estacionamento.
A patrulhar as ruas numa postura musculada de vigilância vão estar mais carros da polícia com câmaras instaladas e todas as viaturas mal estacionadas vão ser rebocadas.