A porta-voz militar ucraniana alertou para a possibilidade de a Rússia "continuar a aterrorizar".
Corpo do artigo
A porta-voz militar ucraniana, Natalia Gumeniuk, pediu esta terça-feira à população ucraniana que permaneça alerta e evite aglomerações devido à possibilidade de ataques russos, quando ocorre a celebração do Dia da Vitória contra o nazismo na Rússia.
Numa entrevista à televisão ucraniana, citada pela agência de notícias local Unian, Natalia Gumeniuk alertou para a possibilidade de a Rússia "continuar a aterrorizar" e "manter a população ucraniana em tensão".
A porta-voz sublinhou que continua o risco de ataques com mísseis a várias regiões ucranianas. A Rússia atacou várias áreas da Ucrânia na segunda-feira com mais de vinte mísseis de cruzeiro, mas a maioria foi derrubada pelas defesas antiaéreas ucranianas.
16320192
A Rússia intensificou nos últimos dias ataques com 'drones' [aeronaves não tripuladas] e mísseis contra Kiev e outras cidades ucranianas.
Segundo especialistas ouvidos agência de notícias EFE, o objetivo do lançamento destes mísseis, que são intercetados na maioria das vezes pelas defesas antiaéreas ucranianas, seria localizar os sistemas defensivos utilizados pela Ucrânia e que estes fiquem sem munição.
A Rússia comemora hoje o Dia da Vitória, celebrando o triunfo da União Soviética (URSS) sobre a Alemanha nazi.
O nacionalismo russo tenta identificar a Ucrânia com os nazis e a Rússia atual com a URSS, que derrotou o nacional-socialismo de Hitler. Este movimento transformou a data de hoje numa celebração central no seu calendário.
Em grande parte dos países, nomeadamente na Europa, o Dia da Vitória sobre os nazis é comemorado a 08 de maio.