Dois psiquiatras noruegueses serão responsáveis por conduzir uma avaliação psiquiátrica a Anders Behring Breivik, o autor confesso dos ataques perpetrados na sexta-feira na Noruega, para determinar se ele é ou não imputável, divulgou a polícia norueguesa.
Corpo do artigo
Os dois especialistas deverão apresentar o relatório «até dia 1 de Novembro», declarou o procurador da polícia, Paal-Fredrik Hjort Kraby, durante uma conferência de imprensa.
Breivik, que reconheceu a autoria dos ataques que fizeram 76 mortos, está a ser submetido desde hoje de manhã a um segundo interrogatório no quartel-general da polícia de Oslo, indicou Hjort Kraby, explicando que o suspeito não será hoje, em princípio, confrontado com informações recolhidas durante a investigação policial.
«Estamos a rever o primeiro interrogatório, que foi bastante longo, e resultou em mais de 50 páginas. Queremos saber se ele mantém o que disse e não haverá contestação. Isso irá ficar para um próximo interrogatório», explicou o procurador, que acrescentou que Breivik mantém a atitude fria e distante que assumiu desde que foi detido.
O próximo interrogatório será realizado na próxima semana, numa data ainda não revelada pela polícia.