Boeing 737 caiu no mar minutos depois da descolagem.
Corpo do artigo
Um avião Boeing 737 MAX 8 da companhia aérea Lion Air, despenhou-se no mar esta segunda-feira, com, pelo menos, 189 pessoas a bordo, entre os quais três crianças.
"Está confirmado que se despenhou", disse Yusuf Latif, porta-voz da agência de buscas e resgate da Indonésia.
Inicialmente, a companhia aérea tinha avançado que estariam a bordo 181 pessoas, mas excluía desta contagem os dois pilotos do avião e alguns membros da tripulação.
O voo proveniente de Jacarta e com destino a Pangkal Pinang, na ilha de Sumatra, tinha saído do aeroporto há 13 minutos quando perdeu o contacto com a torre de controlo.
Estão a decorrer operações de busca, mas já foram encontrados destroços perto de uma refinaria numa plataforma no mar.
1056751975818129408
"Não sabemos se há sobreviventes (...) temos esperança, rezamos, mas não podemos confirmar", disse em conferência de imprensa Muhmmad Syaugi, responsável pela agência de buscas e resgate da Indonésia.
O voo JT610 subiu até aos 1.524 metros antes de perder altitude. Aparenta ainda ter recuperado temporariamente o controlo, mas acabou por cair no mar.
O último contacto foi registado aos 1.113 metros de altitude, segundo dados preliminares do Flightradar24.
O presidente-executivo da companhia aérea admitiu que o avião em causa havia tido um problema técnico num voo anterior. "Houve um relato de uma questão técnica, que foi resolvida de acordo com os procedimentos habituais", disse Edward Sirait aos jornalistas, não especificando no enanto, a natureza do problema identificado.
Em comunicado, a companhia aérea adianta que o avião foi construído em 2018 e operava pela Lion Air desde 15 agosto de 2018, tendo sido declarado "operacionalmente viável". A Lion Air sublinha ainda que o piloto deste Boeing 737 tinha já mais de 6.000 horas de experiência de voo, enquanto o copiloto tinha mais de 5.000 horas de voo.
"A Lion Air está muito preocupada com este incidente e colaborará com as autoridades e todas as partes envolvidas neste incidente", garantiu a companhia aérea indonésia.
Notícia atualizada às 8h31