Avião militar afegão abatido após atravessar ilegalmente a fronteira com Uzbequistão
Um porta-voz do Ministério da Defesa do Uzbequistão afirmou que a Força Aérea impediu uma tentativa dos militares afegãos de atravessar a fronteira ilegalmente.
Corpo do artigo
Um avião militar afegão foi abatido pela Força Aérea do Uzbequistão, de acordo com o Ministério da Defesa do país da Ásia Central.
"Um avião militar atravessou ilegalmente a fronteira com o Uzbequistão. Há uma investigação em curso sobre o que aconteceu", declarou o porta-voz do Ministério, Bakhrom Zulfikarov.
De acordo com a AFP, Bakhrom Zulfikarov confirmou a notícia avançada pela imprensa local sobre a queda de um avião no domingo na província de Surkhondaryo, na fronteira com o Afeganistão.
Bekpulat Okboyev, médico que trabalha num hospital da região, afirmou, em declarações à AFP, que dois pacientes com uniforme afegão foram internados na instituição de saúde no domingo à noite, um dos quais, o piloto, ejetou-se do avião de paraquedas. Ainda não são conhecidos mais pormenores, tais como o número de pessoas que se encontravam a bordo.
14036189
O Afeganistão está sob o controlo dos taliban, e o Presidente do país fugiu para o estrangeiro no domingo, após a entrada dos insurgentes em Cabul.
No domingo, o Uzbequistão declarou ter detido 84 militares afegãos que atravessaram a fronteira e pediram ajuda médica.
14036150