Avião militar ucraniano atingido por disparos ao sobrevoar cidade tomada por rebeldes
Um avião de vigilância militar ucraniano foi atingido por disparos de armas ligeiras quando fazia um voo de reconhecimento sobre a cidade de Slaviansk, controlada pelos rebeldes, no leste da Ucrânia, indicou hoje o ministério da Defesa.
Corpo do artigo
O avião, um Antonov An-30, fez uma aterragem de emergência em segurança e nenhum dos membros da tripulação sofreu ferimentos, acrescentou o ministério ucraniano.
«Desconhecidos dispararam sobre o avião An-30 da força aérea ucraniana que efetuava um voo de observação sobre Slaviansk. Ele foi atingido por várias balas», segundo um comunicado do ministério da Defesa.
«Graças à ação profissional, os pilotos militares conseguiram aterrar o avião sem consequências. Após uma cuidada análise e diagnóstico, a capacidade de combate do avião foi totalmente recuperada», lê-se no comunicado, citado pela agência de notícias francesa, AFP.
O ataque ocorreu apenas algumas horas depois de o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, abandonar a capital ucraniana, após uma visita de dois dias para expressar o apoio de Washington ao Governo de Kiev.
O executivo ucraniano e os Estados Unidos consideram que a Rússia está a alimentar a crise separatista, empurrando as relações Este-Oeste para o seu ponto mais crítico desde a Guerra Fria.
Os rebeldes separatistas pró-Kremlin que controlam Slaviansk e uma série de outras cidades do leste da Ucrânia estão a ignorar o acordo de Genebra entre a Ucrânia, a Rússia, os Estados Unidos e a União Europeia para deporem as armas e devolverem edifícios públicos ocupados.