
Cesar Manso/AFP (arquivo)
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez pede às populações "cautela" e que sigam as recomendações das autoridades.
Corpo do artigo
Os termómetros em Espanha podem chegar este sábado aos 14 ºC negativos. Depois da passagem da tempestade Hopólito e Irene, o país está a ser afetado agora pela depressão Juan, com chuva forte, queda de neve e formação de geada.
Em declarações ao jornal El País, a meteorologista Mar Gómez indicou que Andaluzia, Aragão, Austúrias, Baleares, Castela e Leão, Castela-La Mancha, Catalunha, Extremadura, Galiza, Madrid, Múrcia, Navarra, La Rioja e Valência estão sob alerta.
A Agência Metereológica Espanhola (AEMET) explicou ainda que está previsto "um episódio de temperaturas mínimas notavelmente baixas" durante o fim de semana. Em Sória, na comunidade de Castela e Leão, a máxima para este sábado é de 1 ºC e a mínima de - 14 ºC. Já na capital de Espanha os termómetros não devem passar os 9 ºC.
A neve pintou de branco estradas e pistas de aeroportos. Segundo a imprensa espanhola, pelo menos 400 automóveis ficaram retidos e a intempérie levou ao encerramento do aeroporto de Saragoça.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez pediu às populações "cautela" e que sigam as recomendações das autoridades.
"Estamos a trabalhar para garantir a segurança de todos", escreveu numa mensagem na rede social X, antigo Twitter.
A AEMET alertou ainda para a possibilidade de ventos fortes durante o fim de semana.
Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera também informou que os efeitos da tempestade Juan vão ser sentidos em Portugal, com os termómetros a atingir valores negativos nos distritos de Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.