Na capital grega aumenta o receio de um não acordo em Bruxelas. O banco central avisou os banqueiros que amanhã pode ser um dia tudo, menos fácil. O que pode acontecer se a Grécia sair mesmo do euro?
Corpo do artigo
O banco central grego vaticina um dia difícil. Se as negociações, hoje em Bruxelas, terminarem num fracasso, a Grécia não viverá um dia fácil amanhã.
Num encontro com banqueiros, o banco central discutiu formas de gestão das máquinas multibanco de forma a garantir dinheiro aos clientes.
Nada está previsto nos tratados oficiais, mas há dados que parecem certos. Durante dias, não se sabe quantos, os bancos não devem ter dinheiro. Podem mesmo fechar o que pode irritar muitos gregos... dando origem a protestos.
As exportações podem parar por algum tempo. A nova moeda, que se desconhece quanto tempo vai demorar a ser criada, vai valer certamente menos do que o euro. Os gregos vão ficar mais pobres e a inflação pode disparar. Pelo lado positivo, a queda da economia grega e a desvalorização da nova moeda podem favorecer as exportações.
No Reino Unido, por exemplo, vários jornais já dizem que a saída de Atenas do Euro vai beneficiar os turistas que, na prática, podem ter férias mais baratas nas ilhas e praias gregas.