O Bangladesh foi qualificado pela organização não-governamental Transparência Internacional como um dos países mais corruptos do mundo.
Corpo do artigo
"Até esta quarta-feira às 15h30 (09h30 TMG), recebemos 75 mil chamadas. As pessoas denunciam muitos tipos de ações corruptas e abusos", disse à agência Efe Selina Akter Moni, dirigente do Comissão Anticorrupção em Daca.
Segundo a mesma fonte, a maior parte das queixas é acompanhada pela exigência de ações concretas em casos relacionados com o "tráfico de droga, mercado negro de bilhetes de comboio, corrupção nos carregamentos de telefones móveis ou subornos em repartições públicas".
"Tomámos como sérias 168 denúncias, que são penalizadas por lei. Incluem subornos, lavagem de dinheiro, acumulação ilegal de bens, e foram direcionadas para os departamentos pertinentes para um escrutínio em profundidade", indicou a responsável.
O elevado número de denúncias não surpreendeu os representantes da Transparência Internacional no Bangladesh.
"Estas 75 mil chamadas telefónicas são o reflexo da expansão da corrupção atualmente no nosso país. Deixa-nos atónitos (...), mas se conseguimos resolver um milhar dessas denúncias por corrupção será um grande começo", disse à Efe um dos porta-vozes da organização no país, Syed Manzoorul Islam.