Barack Obama, durante o discurso do Estado da União, anunciou o aumento do salário mínimo. Foi a única medida concreta num discurso com cerca de uma hora e que serviu para o presidente norte-americano afirmar a supremacia dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que 2014 «pode ser um ano decisivo» para o país, já que «pela primeira vez em mais de uma década» é o lugar «número um do mundo» para investir.
Referindo a «mais baixa taxa de desemprego em cinco anos», e a um «mercado imobiliário em recuperação», Obama afirmou que «os Estados Unidos estão em melhor posição para enfrentar o século XXI do que qualquer outro país do mundo».
O Presidente dos Estados Unidos propõe aumentar o salário mínimo de 7,25 dólares (5,30 euros) para 10,10 dólares (7,39 euros) por hora, apesar da oposição dos republicanos no Congresso.
[youtube:SL36il5Ojtc]
«Deem um aumento à América», exortou no seu discurso, pedindo apoio para um projeto de lei para aumentar em quase 40% o salário mínimo nas empresas com contratos com o Estado.
O discurso anual sobre o Estado da União é um ritual da democracia norte-americana e representa um dos pontos altos do ano político nos Estados Unidos.
[youtube:hed1nP9X7pI]s
O discurso é proferido diante de políticos, dos juízes do Supremo Tribunal e dos embaixadores destacados em Washington, além de outros dignitários, no Capitólio, edifício onde funciona o Congresso norte-americano.