Barack Obama anunciou oficialmente o fim da missão de combate dos EUA no Iraque e salientou que os norte-americanos pagaram um preço muito alto pela defesa do futuro deste país.
Corpo do artigo
A missão de combate norte-americana no Iraque está terminada. A partir da sala oval da Casa Branca, Barack Obama anunciou, esta madrugada, o virar de página da operação militar.
«A Operação Liberdade Iraquiana acabou e o povo iraquiano tem a responsabilidade pela segurança do país», anunciou o presidente norte-americano.
Obama disse que os Estados Unidos pagaram um preço muito alto pela defesa do futuro do Iraque.
«Terminar esta guerra não é só do interesse iraquiano, é do nosso. Os Estados Unidos pagaram um preço enorme para colocar o futuro do Iraque nas mãos do seu povo. Enviámos os nossos jovens para fazer sacrifícios enormes e gastámos muitos recursos num tempo de aperto em casa», acrescentou Obama.
Perante, este cenário Barack Obama diz que a prioridade agora é arrumar a casa do ponto de vista económico.
«A nossa tarefa mais urgente é recuperar a economia e dar trabalho aos milhões de americanos que perderam o emprego. Para fortalecer a classe média temos que dar às nossas crianças a Educação que merecem e aos nossos trabalhadores as competências que precisam para serem competitivos numa economia global», afirmou.
O calendário da saída das forças norte-americanas vai manter-se. Até ao final de 2011 vão sair os 50 mil elementos que estão no Iraque.