Os reis de Espanha e as filhas estão em Barcelona para presidir à cerimónia dos prémios Princesa de Girona.
Corpo do artigo
A família real espanhola está em Barcelona para assistir aos prémios Princesa de Girona, uma presença que obrigou a uma mobilização rara de meios de segurança. Apesar dos protestos em Barcelona, os reis e as filhas já se encontram no local dos prémios e foram recebidos com uma grande ovação.
Nas imediações do Palácio de Congressos da Catalunha estão reunidos milhares de manifestantes que já tentaram impedir a passagem dos convidados do evento.
De acordo com o El Pais, há três pontos de concentrações contra o rei: na Avenida de Diagonal, na Avenida del Doctor Marañón e na Avenida de Xile. "Barcelona não tem rei", ouve-se nas manifestações, juntamente com fotografias em que o rei aparece de cabeça para baixo.
#Catalonia pro-independence supporters burn pics of the corrupt & repressor king of Spain in #Barcelona. The king, a figure reinstated by Franco dictator, defended Spain occupation forces brutality against 2017 Catalan referendum voters#StandWithCataloniapic.twitter.com/rlJZ2djqxh
- [ David d'Ent. #JoSócCDR ] (@denterd) November 4, 2019
Os reis chegaram no fim de semana à capital da Catalunha e estão mobilizados cerca de 1300 agentes de segurança, entre elementos dos Mossos d'Esquadra e da Polícia Nacional.
Na cerimónia não estará nenhum membro do governo Catalão, mas foram feitos pedidos aos independentistas para que haja calma nos protestos.
[Notícia em atualização]