As autoridades baseiam a decisão no facto de ter sido afastada a hipótese ontem lançada de uma erupção subglacial na zona do vulcão.
Corpo do artigo
O Instituto Islandês de Meteorologia e Geofísica anunciou ao inicio da tarde uma redução do nível de alerta do vulcão Bardarbunga.
A decisão de baixar o alerta de vermelho para laranja deve-se ao facto de ter sido afastada a hipótese ontem lançada de uma pequena erupção subglacial na zona do vulcão.
O espaço aéreo sobre o vulcão está assim de novo aberto, podendo os aviões sobrevoar a região, mas sob controlo visual reforçado dos pilotos.
Isto significa também que o risco de erupção baixa de iminente para provável, não obstante a intensa atividade sísmica registada nas últimas horas na zona do vulcão, com os maiores abalos de terra dos últimos 18 anos na Islândia.
Alguns cientistas discordam da decisão de baixar o nível de alerta, argumentando que é muito difícil tirar ilações correctas do que na realidade se está a passar. Uns defendem que a pressão do magma debaixo da caldeira do vulcão continua a aumentar, outros afirmam que está a diminuir. Um terceiro grupo de vulcanólogos é da opinião de que há um risco real de colapso da caldeira para dentro da câmara do magma, seguido de uma explosão colossal.
Com os cientistas divididos, todos concordam num ponto: tudo pode acontecer, pelo que o melhor é estar preparado para o pior.