O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, voltou a apelar à implementação de medidas de crescimento na Europa, lembrando diversas propostas já apresentadas por Bruxelas nesse sentido e que estão agora «em cima da mesa».
Corpo do artigo
«A consolidação orçamental é necessária, indispensável. Países que têm altíssimas dívidas têm que fazer tudo para reduzir despesas públicas excessivas, mas, ao mesmo tempo, isso não chega. É preciso prosseguir reformas estruturais para reforçar a competitividade e também algum investimento. É aqui que espero que os Estados-membros estejam mais abertos do que estavam há algum tempo atrás», disse Barroso à agência Lusa em Camp David, nos Estados Unidos, antes do arranque da cimeira do G8.
O presidente do executivo comunitário lembrou o consenso que parece já existir em torno da sua proposta de «obrigações de projetos» ('project bonds'), para captar financiamento privado em áreas específicas, e relembrou também o desejo da implementação de um aumento da capacidade de empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI), acordado já para o próximo Conselho Europeu, a 28 e 29 de junho.
Durão Barroso representa a União Europeia (UE) na reunião do G8, num encontro que tem também do lado europeu a presença do presidente do Conselho, Herman van Rompuy.