A União Europeia pediu hoje que o crescimento e o emprego sejam os temas centrais da cimeira do G20 prevista para 18 e 19 de Junho em Los Cabos (México).
Corpo do artigo
«Devemos dar uma mensagem forte e credível de crescimento. É necessário um maior compromisso e uma ação de cooperação de todos os membros do G20», lê-se numa carta dos presidentes da Comissão Europeia e do conselho europeu aos líderes das vinte maiores economias mundiais.
José Manuel Durão Barroso e Herman Van Rompuy afirmam no texto que o G20 deve adotar um plano de ação para o crescimento e o emprego, a partir do acordo alcançado na cimeira de Cannes (França) e «baseado numa análise equilibrada dos riscos que afetam a economia global».
A carta dos dois responsáveis europeus, enviada na sexta-feira ao fim do dia, indica também que a situação na zona euro será discutida na Cimeira do G20.
«Vamos sublinhar a nossa determinação em dar uma resposta integral à crise da dívida soberana, abordar os desafios dos países vulneráveis e apoiar o crescimento através de uma reforma estrutural e de uma consolidação fiscal diferenciada», escreveram.
«Reafirmaremos o nosso compromisso de salvaguardar a estabilidade financeira e a integridade da zona euro. Além disso, afirmaremos claramente que queremos que a Grécia permaneça na zona euro, respeitando os seus compromissos», acrescentaram.
O G20 reúne as economias mais desenvolvidas e as economias emergentes, integrando 19 países e a União Europeia. Juntos, os membros do grupo representam 90 por cento do Produto Interno Bruto mundial, 80 por cento do comércio global e dois terços da população total.