As taxas de juro descem em 0,25 pontos percentuais
Corpo do artigo
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, esta quinta-feira, baixar novamente as taxas de juro em 25 pontos-base, naquele que é o quarto corte deste ano. As taxas de juro fixam-se agora nos 3%.
A decisão da instituição liderada por Christine Lagarde baseia-se na avaliação atualizada das perspetivas de inflação. “O processo de descida da inflação está bem encaminhado”, sublinha o BCE, que quer ver a inflação chegar aos 2%.
Os especialistas do banco preveem uma inflação global média de 2,4% em 2024, 2,1% em 2025, 1,9% em 2026 e 2,1% em 2027.
“O corpo técnico do BCE espera agora uma recuperação económica mais lenta do que nas projeções de setembro. Embora o crescimento tenha aumentado no terceiro trimestre deste ano, os indicadores dos inquéritos sugerem que abrandou no trimestre atual. O corpo técnico prevê que a economia cresça 0,7% em 2024, 1,1% em 2025, 1,4% em 2026 e 1,3% em 2027”, lê-se no comunicado do banco.
"O Conselho do BCE decidiu assim reduzir as três taxas de juro diretoras do BCE em 25 pontos-base. As taxas de juro da facilidade permanente de depósito, das operações principais de refinanciamento e da facilidade permanente de cedência de liquidez serão reduzidas para 3,00%, 3,15% e 3,40%, respetivamente, com efeitos a partir de 18 de dezembro de 2024", conclui.
A última reunião do ano do BCE ocorre numa altura em que a turbulência política afeta as principais economias da zona euro, Alemanha e França.
A Alemanha poderá enfrentar eleições antecipadas em fevereiro, após o colapso da coligação liderada pelo chanceler social-democrata, Olaf Scholz.
Em França, o Governo liderado por Michel Barnier caiu na semana passada, quando foi aprovada no Parlamento uma moção de censura.
Por outro lado, o regresso de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, com as suas ameaças de novas taxas alfandegárias também suscita preocupação.
O contexto de incerteza poderá refletir-se nas novas previsões de crescimento e de inflação que serão divulgadas pelo BCE.