A nomeação fica ainda sujeita à aprovação pelo Parlamento Europeu e confirmação pelo Conselho da União Europeia.
Corpo do artigo
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) propôs esta quarta-feira a alemã Claudia Buch para suceder a Andrea Enria como presidente do Conselho de Supervisão da instituição, foi divulgado esta quarta-feira.
Em comunicado, o BCE adianta que nomeou esta quarta-feira a atual vice-presidente do Bundesbank Claudia Buch para o cargo não renovável de cinco anos de presidente do Conselho de Supervisão, após consulta do mesmo.
"A votação no Conselho do BCE foi realizada por escrutínio secreto e a maioria pronunciou-se a favor de Claudia Buch", detalha.
A Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu irá agora convidar Claudia Buch para uma audição pública.
A nomeação fica ainda sujeita à aprovação pelo Parlamento Europeu e confirmação pelo Conselho da União Europeia, para que a sucessora de Andrea Enria inicie funções em 1 de janeiro de 2024.
O Conselho de Supervisão do BCE é constituído por um presidente (nomeado por um período de cinco anos, não renovável), um vice presidente (selecionado de entre os membros da Comissão Executiva do BCE), quatro representantes do BCE e representantes das autoridades de supervisão nacionais.
Este Conselho reúne de três em três semanas para debater, planear e executar as atribuições do BCE em matéria de supervisão.