As autoridades federais da Bélgica colocaram esta madrugada centenas de agentes na rua, para desmantelar rede internacional de tráfico de droga.
Corpo do artigo
Terminou com 10 pessoas detidas, a operação policial inédita, lançada esta madrugada na Bélgica, visando o combate ao tráfico de droga e crime organizado, corrupção e criminalidade financeira internacional.
A operação envolveu 1200 agentes, que levaram a cabo perto de 200 operações de busca, tendo como ponto de partida a resolução do enigma de "milhões de mensagens" de telemóveis, trocadas em código, entre grupos ligados ao crime organizado, refere a RTBF.
TSF\audio\2021\03\noticias\09\21_joao_francisco_guerreiro_10_detidos_na_maior_operacao_bruxelas
As buscas centraram-se principalmente em Antuérpia, mas decorreram também em outras cidades como Charleroi, Liège, Hasselt, e Mons, onde a investigação se concentrou nos últimos meses.
A operação, levada a cabo num quadro de cooperação internacional entre polícias, e mantida em absoluto segredo, até esta manhã, visava não só os potenciais traficantes, mas também facilitadores, pessoas ligadas ao branqueamento de dinheiro e protetores por via de ações de corrupção.
A imprensa belga fala em "ramificações internacionais", presentes nas investigações "com vários anos". Tudo indica que nas últimas semanas houve avanços nas investigações, que conduziram agora a esta operação.
De acordo com a procuradoria federal, os 10 detidos serão ainda hoje presentes a um juiz de instrução, que determinará as medidas de coação que lhe serão aplicadas.