O primeiro-ministro e líder do Likud fala numa grande vitória. No discurso da noite, Benjamin Netanyahu anunciou que já deu inicio às conversas para formar um governo forte e estável.
Corpo do artigo
Sorridente e de braços no ar, Benjamin Netanyahu foi saudado em festa pela multidão que cantava «Bibi é um mágico, ele é um mágico».
A vitória do primeiro-ministro israelita nas eleições de ontem parece mesmo tirada da cartola como um passe de mágica.
O próprio falou numa grande vitória do Likud, contra todas as expectativas. O partido de direita conseguiu eleger 29 lugares no Parlamento, mais 5 do que a União Sionista, do centro-esquerda.
Benjamin Netanyahu disse estar orgulhoso dos israelitas porque no momento da verdade, souberam distinguir entre o desafio e o disparate.
O primeiro-ministro, que agora vai cumprir o quarto mandato, promete trabalhar em prol da segurança e das condições socio-económicas do país. Netanyahu diz que a realidade não faz intervalos e por isso, já convidou os partidos mais à direita, os nacionalistas e ultra-ortodoxos, para formar um governo de coligação.
Pela lei, o processo pode ir até aos 42 dias, mas o líder dos ultra-nacionalistas já concordou em acelerar as conversas.
Quanto à União sionista, o líder Isaac Herzog já telefonou a Netanyahu para lhe dar os parabéns pela vitória. Mas o partido de centro-esquerda promete continuar a luta no Parlamento, por valores como a justiça social, a igualdade e a democracia.
Se cumprir o quarto mandato como primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu pode tornar-se o líder israelita há mais tempo no poder. Agora, começam as negociações para a formação de um governo de coligação.