
Donald Trump
Justin Lane/EPA
Em entrevista a dois jornais europeus, Donald Trump considerou a NATO uma organização obsoleta, criticou Angela Merkel e elogiou o Brexit.
Corpo do artigo
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Frank-Walter Steinmeier disse esta segunda-feira que existe "preocupação" sobre as posições do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que a NATO é uma organização obsoleta.
"As declarações do presidente eleito (Donald Trump) foram recebidas com preocupação", adiantou o chefe da diplomacia de Berlim. "As declarações contradizem as afirmações do responsável pela Defesa dos Estados Unidos", acrescentou Steinmeir referindo-se ao encontro mantido na semana passada com a Administração norte-americana, em Washington.
As declarações de Donald Trump, após a publicação de várias entrevistas a jornais europeus no domingo, foram interpretadas como uma aproximação ao presidente russo, Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, Trump voltou a criticar a Aliança Atlântica.
"Já disse há muito tempo que a NATO tem problemas", disse o presidente eleito dos Estados Unidos numa entrevista publicada no The Times, no Reino Unido, e no Bild, na Alemanha.
"Em primeiro lugar, (a NATO) é obsoleta porque foi delineada há muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão a desempenhar o papel que devem cumprir", disse Trump nas entrevistas publicadas no domingo.
Steinmeir acrescentou que os comentários de Trump surpreenderam os ministros dos Negócios Estrangeiros que se reúnem hoje em Bruxelas.
Nestas entrevistas, o presidente eleito dos EUA também criticou Angela Merkel pela política de refugiados, considerando que se se tratou de um erro catastrófico.
Donald Trump elogiou ainda o Brexit, antevendo que outros países vão sair da União Europeia.
A tomada de posse de Donald Trump está marcada para sexta-feira.