
AFP
Presidente norte-americano garante que o foco estava nas palavras do adversário republicano.
O Presidente norte-americano Joe Biden revelou esta segunda-feira que cometeu um erro ao dizer que queria "colocar Donald Trump num alvo", durante uma conversa com doadores na semana passada, dias antes do ataque contra o republicano.
"Foi um erro usar a palavra", referiu Biden numa entrevista à estação NBC, explicando que pretendia focar-se nas palavras de Trump.
"Como é que se fala da ameaça real à democracia, quando um presidente diz coisas como ele diz?", acrescentou.
O atual chefe de Estado garantiu que não é ele que se envolve "nesta retórica", referindo-se aos comentários anteriores de Trump sobre um "banho de sangue" caso o republicano perdesse para Biden em novembro.
As declarações de Biden ocorreram durante uma chamada privada com doadores na semana passada, enquanto o democrata luta para reforçar a sua candidatura em risco, junto dos principais apoiantes do partido.
O democrata explicou que tinha acabado de falar sobre o seu fraco desempenho no debate e que era "altura de colocar Trump no alvo", realçando que Trump recebeu muito pouco escrutínio sobre as suas posições, retórica e falta de campanha.
Trump, 78 anos, sofreu no sábado ferimentos ligeiros numa orelha durante um ataque a tiro de que foi vítima durante um comício de pré-campanha para as presidenciais norte-americanas de novembro, que decorria no Estado da Pensilvânia.
Duas pessoas morreram no ataque, incluindo o atirador, identificado pela polícia federal norte-americana (FBI) como Thomas Matthew Crooks, 20 anos, que abriu fogo a partir de um telhado perto do local do comício.
Outras duas pessoas ficaram feridas no ataque.
A entrevista de Biden à NBC surge no mesmo dia em que a sua equipa de reeleição se prepara para retomar a campanha a todo o vapor após a tentativa de assassinato de Trump, especialmente depois de o candidato republicano ter anunciado o senador JD Vance, do Ohio, como companheiro de Donald Trump na corrida à Casa Branca.
Após o anúncio surgiu uma 'enxurrada' de críticas da campanha de Biden e de outros democratas sobre as posições políticas do jovem senador.
"Ele é um clone de Trump sobre os temas. Não vejo qualquer diferença", frisou Biden aos jornalistas na Base Aérea de Andrews, pouco antes de partir para o Nevada para uma série de discursos e eventos de campanha.
