
Joe Biden, Presidente dos EUA
Shawn Thew/EPA
Norte-americanos mobilizaram 18 aviões comerciais para apoiar retirada do país de pessoas ameaçadas pelos taliban.
Corpo do artigo
Joe Biden garantiu, este domingo, que os EUA continuam a fazer progressos no processo de apoio à evacuação de cidadãos ameaçados pelos taliban no Afeganistão.
"Estamos a movimentar milhares de pessoas por dia. Em pouco mais de 30 horas, este fim de semana retirámos cerca de 11 mil pessoas. A nossa prioridade é retirar cidadãos americanos. Temos planos para os contactar e para os transportar em segurança para o aeroporto. Qualquer americano que queira vir para casa, vai ser trazido para casa. Também estamos a retirar os cidadãos dos nossos aliados da NATO e dos nossos parceiros, incluindo os seus diplomatas, funcionários de embaixadas, que permanecem no Afeganistão", explicou Joe Biden.
O presidente norte-americano afirmou também que estão a trabalhar para retirar do país os parceiros afegãos e os afegãos mais vulneráveis como mulheres líderes e jornalistas. Este domingo de manhã já tinham retirado perto de 28 mil pessoas, desde o dia 14 de agosto, mas o chefe de Estado norte-americano sublinha que não há forma de retirar tantas pessoas sem dor.
14052973
"A retirada de pessoas de Cabul vai ser dolorosa, independentemente de quando começássemos. Seria verdade se tivéssemos começado há um mês ou daqui a um mês. Não há maneira de retirar tantas pessoas sem dor, sem perdas e sem as imagens devastadoras que têm visto na televisão", acrescentou o Presidente dos EUA.