O ex-vice-presidente de Barack Obama responde a quem afirma que a sua equipa tem muitos nomes associados ao antigo presidente democrata.
Corpo do artigo
Joe Biden recusa a ideia de que a sua nova administração vai representar, na prática, uma continuação do mandato de Barack Obama.
Na primeira entrevista desde que foi eleito presidente dos EUA, Joe Biden reagiu às criticas que têm sido apontadas à equipa que escolheu para a Casa Branca, por incluir nomes muito ligados a Obama e até ao casal Clinton.
"Este não é um terceiro mandato Obama, porque enfrentamos um mundo totalmente diferente em relação à administração Obama/Biden", nota o democrata.
13069725
"As nossas alianças estão a ser postas em causa. Foi por isso que procurei pessoas para a minha administração que representam o espetro quer do povo americano, quer do partido democrata", justifica.
Em entrevista à NBC News, quando questionado sobre se poderia escolher para a sua equipa um republicano que tenha apoiado Donald Trump, Joe Biden não exclui essa possibilidade. "Quero que este país seja unido", destaca.
13067773
O presidente eleito dos Estados Unidos confirma ainda que não teve qualquer contacto com Trump, mas garante que o processo de transição já começou.
"A abordagem tem sido sincera, sem ressentimentos até agora. Nem espero que eles existam (...) É um começo lento, mas está a começar e ainda falta muito."
13072297
Joe Biden adiantou que que já está a trabalhar em encontros na Casa Branca com a equipa responsável pelo combate à Covid-19 nos EUA para assegurar a distribuição da vacina a todos os norte-americanos que dela precisem.
Esta quarta-feira, Joe Biden vai fazer uma declaração ao país partir de Wilmington, assinalando o dia de Ação de graças nos Estados Unidos.