Em causa estão os veículos da BMW com motor a diesel produzidos entre agosto de 2010 e agosto de 2017.
Corpo do artigo
O construtor automobilístico alemão BMW anunciou, esta terça-feira, que vai chamar para revisão 1,6 milhões de veículos com motor a diesel em todo o mundo devido a problemas no circuito de refrigeração dos gases do escape.
A BMW explicou que nos veículos afetados, produzidos entre agosto de 2010 e agosto de 2017, o líquido de refrigeração pode escapar-se e em casos extremos causar um incêndio.
Em meados de agosto deste ano, a BMW tinha chamado para a revisão na Europa e na Ásia 480.000 veículos mas, depois de novas investigações a motores similares, a companhia alemã identificou mais veículos com problemas.
Mais de 25 mil veículos afetados em Portugal
Quase 25.100 veículos BMW estão abrangidos pela chamada à revisão do fabricante alemão de automóveis. Fonte oficial da marca em Portugal confirmou que no país "estão afetados 25.084 veículos por esta ação técnica".
A BMW refere que uma investigação da marca revelou um "mau funcionamento do módulo de recirculação dos gases de escape (EGR) pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos com motores a gasóleo".
"O Grupo BMW decidiu levar a cabo uma ação técnica para verificar o módulo EGR e substituir eventuais componentes danificados em possíveis veículos a gasóleo afetados", segundo o mesmo texto, o qual indica que, em alguns casos, o radiador do módulo EGR pode apresentar fugas de líquido de refrigeração que se acumula.
"Quando combinado com sedimentos de óleo e carvão, este líquido pode tornar-se combustível. Devido às altas temperaturas dos gases de escape nesta unidade, estes depósitos podem inflamar-se e provocar, em casos extremos, um fogo", explicou a marca.
Depois das ações técnicas de agosto, a marca avançou com análises de casos individuais que não estavam incluídos inicialmente e que "não demonstraram possuir qualquer tipo de risco significativo para os clientes".
"Ainda assim, foi decidido reduzir ainda mais qualquer tipo de risco, alargando as diferentes ações técnicas por país, de forma a manter a confiança dos clientes no nosso produto", pelo que as duas ações técnicas envolvem 1,6 milhões de veículos em todo o mundo.
"Na Europa estão afetados 1,18 milhões de veículos, sendo que em Portugal 25.084 veículos são afetados", segundo a mesma informação da BMW, que garante que todos os clientes com veículos envolvidos nesta ação técnica serão contactados.