Trata-se da mais recente ação da administração Trump para isolar politicamente e sabotar a economia do Irão.
Corpo do artigo
Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram vão enviar um porta-aviões e bombardeiros para o Médio Oriente, para mandar um aviso ao Irão.
O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, anunciou, esta sexta-feira, que esta ação militar é uma "resposta à problemática escalada de indicações e advertências", mas não detalhou qualquer situação que tenha levado a esta exibição de força por parte dos Estados Unidos.
"O Estados Unidos não estão à procura de guerra com o regime iraniano, mas estamos totalmente preparados para responder a qualquer ataque", sublinhou o responsável de segurança dos EUA, citado pela agência Reuters. John Bolton acrescentou que "se atacar os aliados dos Estados Unidos ou os seus interesses", o Irão vai encontrar uma "força implacável".
Esta é a mais recente ação, entre uma série de medidas tomadas pela administração Trump, nas últimas semanas, contra o Irão.
A Casa Branca já havia anunciado a retirada das autorizações à compra de petróleo iraniano, numa tentativa de acabar com as exportações de petróleo do Irão, e a inclusão de altos militares dos Guardas da Revolução, uma divisão das Forças Armadas do país, na sua lista negra.
Os esforços da Trump para isolar politicamente o Irão e sabotar a sua economia começaram no último ano, quando abandonaram o acordo nuclear que a administração Obama tinha negociado com o país.