A gestão da Petrobras, a subida da inflação e o desemprego foram alguns dos temas que geraram mais discussão no primeiro debates entre os candidatos à presidência do Brasil.
Corpo do artigo
O candidato social democrata Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira), acusou Dilma Rousseff (atual presidente pelo Partido dos Trabalhadores) de ter destruído milhares de postos de trabalho e de ter vivido à sombra do passado.
Dilma Rousseff devolveu a crítica e recordou a herança deixada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. «O governo do PSDB quebrou o Brasil três vezes, quando precisou recorrer ao Fundo Monetário Internacional, propôs aumento de tarifas e o congelamento dos salários».
Já a candidata Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro) perguntou a Dilma Rouseff se o acordo que fez com os brasileiros,como resposta às manifestações de Junho do ano passado falhou. Marina Silva prometeu combater a velha política, envolvendo todos.
A Petrobras foi, no entanto, um dos temas mais quentes da noite.
O social democrata Aécio Neves afirmou que Dilma Rousseff devia pedir desculpas pela má gestão da empresa pública.
Dilma Rousseff rejeitou a acusação, respondeu que foi com o seu governo que descobriram petróleo na camada de pré-sal, o que vai permitir fazer do Brasil um país exportador de petróleo.
O aumento da inflação foi outros dos temas em debates. Dilma Rousseff garantiu que, apesar de atravessarmos uma das maiores crises internacionais, a inflação está a ser sistematicamente reduzida.