A febre Chicungunya provoca sintomas semelhantes aos da dengue, como dores muito fortes no corpo, mas que podem perdurar vários anos após a fase aguda da infeção.
Corpo do artigo
Esta doença é originária de África e o vírus é transmitido pelos mosquitos responsáveis pela propagação da dengue.
Já foram registados 17 casos no Brasil, tudo indica que os doentes foram contaminados no estrangeiro. Um infecciologista ouvido pelo jornal "O Globo" afirma que «é inevitável a deflagração de uma nova epidemia».
De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, dos 17 casos registados no país, 15 são militares e missionários que regressaram de uma missão no Haiti. Os outros dois são pessoas que estiveram na República Dominicana.
Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que atualmente há surtos cíclicos desta doença em cerca de 40 países. Na América Latina mais de 260 mil pessoas foram infetadas por este vírus.
Não há um tratamento específico para a febre Chicungunya. O que os médicos fazem é tentar aliviar os sintomas dos pacientes. As medidas de prevenção são as mesmas usadas no combate à dengue: inseticidas e repelentes, além da eliminação dos locais de reprodução do mosquito, como áreas de água parada.