O ministro dos Negócios Estrangeiros saudou o acordo alcançado para o período de transição após a saída do Reino Unido da União Europeia.
Corpo do artigo
Augusto Santos Silva manifestou esta segunda-feira o seu "otimismo" em relação ao sucesso das negociações para o Brexit.
O ministro dos Negócios Estrangeiros já saudou o acordo alcançado esta segunda-feira entre Londres e Bruxelas, para o período de transição, após a saída do Reino Unido da União Europeia.
O ministro falava em Bruxelas, no final de um conselho de ministros de Negócios Estrangeiros. Apontou alguns problemas que ainda subsistem e outros que o acordo agora soluciona, considerando que há agora mais otimismo em relação a um acordo final.
"Julgo que hoje estamos mais otimistas do que estávamos na semana passada. Sempre que vamos conseguindo chegar a acordo sobre um segmento do processo negocial, as probabilidades de fechar o processo negocial com acordo aumentam", afirmou, saudando a capacidade de Londres e Bruxelas para resolverem um dos problemas que subsistia até hoje e que, depois de "um fim de semana de intensas negociações" está agora ultrapassado.
"Aqueles que chegarem ao Reino Unido durante o período de transição, beneficiarão dos mesmos termos de que beneficiam aqueles que residem ou residirão no Reino Unido, na data do Brexit", disse, destacando, porém, que o pré-acordo ainda não resolve todos os problemas e dá apenas dois exemplos.
"A questão da fronteira, entre o Reino Unido e a União Europeia, isto é, o modo como compatibilizaremos a existência de uma fronteiras entre o Reino unido e a União Europeia e a inexistência de uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. E, a segunda questão, não menos difícil [que é] saber quais são os termos do futuro acordo de comércio e de investimento entre o Reino Unido e a União Europeia", frisou.