Tecnicamente a extensão do programa grego termina no final do mês. O Eurogrupo alerta, no entanto, que é preciso haver uma decisão dos ministros na próxima reunião, para que haja tempo de uma ratificação em alguns parlamentos nacionais, como é o caso do alemão.
Corpo do artigo
A dois dias da decisiva reunião do Eurogrupo, o porta-voz da comissão europeia, Margaritis Schinas diz que as negociações com a Grécia estão suspensas.
Em Atenas, Alexis Tsipras diz esperar um convite para voltar às negociações. Em Bruxelas, a comissão espera que a iniciativa parta do governo grego.
À espera que os próximos dias permitam um regresso às negociações, Bruxelas prefere não acrescentar comentários à instabilidade nos mercados bolsistas do sul da Europa, incluindo o português, à medida que se degrada a possibilidade de um acordo entre Atenas e os Credores.
"Não estamos aqui para comentar ou para contribuir para a volatilidade ou movimentos dos mercados. Mas, sim para a conferência institucional da comissão europeia. Nunca comentamos eventos. Estamos aqui para apresentar a posição da comissão europeia. Então gostaria, entre outra coisas, de evitar abordagens emocionais sobre esperança ou medo [dos investidores].", adianta Margaritis Schinas.
As negociações entre Atenas e os credores estão paradas. Bruxelas aguarda pela iniciativa do governo grego, para que o diálogo seja reaberto.