O metro está parado desde manhã. As autoridades belgas estão a aconselhar a população a evitar grandes concentrações. O jogo Lokeren-Anderlecht foi cancelado.
Corpo do artigo
O Centro de Gestão de Crise de Bruxelas decidiu elevar para o nível 4, o mais elevado, o risco de ameaça de um ataque terrorista. A decisão surgiu ao início da madrugada de sábado depois de as autoridades belgas terem recolhido novos dados durante a noite de sexta-feira, que conduziram a uma nova avaliação de ameaça.
Após esta reavaliação, o metro, em Bruxelas, não vai circular durante o fim de semana. Segundo o Centro, é importante difundir o quanto antes a informação do aumento do alerta de segurança "para que toda a gente esteja informada a partir desta manhã".
Os eventos públicos foram anulados em todas os bairros da cidade e há, ainda o alerta à população para evitar locais de grande concentração, como centros comerciais. Também no centro histórico de Bruxelas, a segurança foi reforçada.
[twitter:668036714733154304]
A Federação belga de futebol anunciou entretanto o cancelamento do jogo Lokeren-Anderlecht, agendado para as 20:00 locais (19:00 de Lisboa), bem como mais 13 jogos de outros escalões, devido a risco de atentados.
O aumento do alerta de terrorismo para o nível máximo (4), que só foi adotado em duas ocasiões até agora, é justificado por "uma análise que revela uma ameaça grave e iminente que necessita da adoção de medidas de segurança específicas, e recomendações particulares à população", indica o Centro.
O resto do país permanece em alerta 3 (elevado) aplicado nos casos de ameaça "possível e provável" e que foi adotado após os atentados de Paris.