Já com dinheiro do chamado financiamento ponte nos cofres, a Grécia deu hoje ordem para liquidar a dívida em atraso ao FMI e pagar a tranche do BCE que vencia hoje. A Comissão Europeia espera que o memorando de entendimento seja fechado rapidamente. As negociações devem começar em breve, incluindo com a Troika em Atenas.
Corpo do artigo
A Porta-Voz do executivo comunitário, Mina Adreeva diz que a ordem de pagamento está nas mão do governo grego, porque o dinheiro do programa intercalar já está em Atenas.
"Posso confirmar que realmente o desembolso e sete mil cento e sessenta mil milhões de euros, do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira já foi realizado, para que a Grécia possa limpar as suas dívidas em atraso ao FMI e pagar ao BCE. Agora a Grécia só tem que fazer as transações necessárias e nós estamos confiantes que isso possa acontecer durante do dia de hoje".
A porta-voz diz que as negociações do memorando de entendimento poderão começar muito em breve.
"Estamos a formalizar os métodos de trabalho para completar o memorando de entendimento. Isto faz parte das discussões com as autoridades gregas".
O porta voz da presidência da comissão, Margaritis Schinas diz que, também em breve, a Troika regressará a Atenas. "Os estados membros concordar que, para normalizar completamente todos os métodos com as instituições, incluindo o trabalho necessário, no terreno em Atenas para melhorar a implementação do programa e a monitorização. Então, é esperando que as instituições voltem em algum momento a Atenas".