Bruxelas saúda vaga de "solidariedade" com partilha de meios para combate aos Incêndios
Centro de Gestão de Crises enviou meios de combate ao fogo para Portugal, Grécia, França, Croácia, Espanha e Albânia.
Corpo do artigo
O porta-voz da comissão Europeia para a Proteção Civil afirmou, esta sexta-feira, em Bruxelas, que o centro europeu de gestão de crises está a fazer chegar meios de combate ao fogo "onde são mais necessários, nomeadamente a Portugal.
"Nos últimos dias, o centro de gestão de crises da Comissão [Europeia] mobilizou quatro aviões de combate a incêndios de Espanha e Itália para Portugal", afirmou o porta-voz, sublinhando que neste momento, "os incêndios florestais assolam todo o continente europeu".
"Como resultado disso, os europeus estão a intensificar os esforços de solidariedade para ajudar os países em necessidade", saudou Balazs Ujvari, sublinhando que vários países do continente europeu estão também a receber meios de combate aos fogos florestais.
"Facilitámos o destacamento de dois aviões da Grécia para França e mais dois da Grécia para a Albânia, através do chamado Mecanismo de Proteção Civil da UE. A pedido da Croácia e de Espanha, a Comissão também forneceu a estes dois Estados-Membros imagens rápidas de satélite através do sistema Copernicus", acrescentou.
Balazs Ujvari garante que Bruxelas está em alerta no período crítico da onda de calor. "É claro que continuamos a acompanhar a situação nesta altura difícil do ano, para mobilizarmos o máximo de apoio possível se a necessidade surgir", disse.