Na véspera da reunião do Eurogrupo, a Comissão Europeia tratou de baixar as expectativas em relação a qualquer avanço com vista a uma solução para a Grécia e rejeita alimentar especulações sobre os trabalhos que estão a decorrer com Atenas. Bruxelas diz que o objetivo continua a ser a manutenção firme da Grécia entre os países do euro.
Corpo do artigo
O único plano sobre o qual Bruxelas está a trabalhar é para que a Grécia permaneça na zona euro e a porta-voz da Comissão, Mina Andreeva, diz que o executivo comunitário não está à espera de um acordo com Atenas nos próximos dias.
«Este é a primeira troca [de pontos de vista] com o novo governo grego e o Eurogrupo. É a primeira oportunidade do círculo de parceiros da zona euro de falarem com o novo governo eleito. A Cimeira Europeia é uma reunião informal e, nesta base, as nossas expectativas são baixas, sobre a possibilidade de um acordo final ser alcançado», afirmou.
Questionada sobre as expectativas em relação ao trabalho de casa, que as autoridades gregas devem apresentar nos próximos dois dias, para que surja algum género de programa de reformas, a porta-voz recusa-se a alimentar especulações mas as conversações continuam.
«Nesta altura estamos apenas em intensas conversações com as autoridades gregas e nada mais tenho a acrescentar sobre possíveis especulações sobre o que está a ser discutido ou sobre quais são as opções», acrescentou.
Bruxelas põe como objetivo a manutenção firme da Grécia entre os países do euro: «O único plano em que estamos agora a trabalhar é para manter a Grécia, firmemente, na zona euro».
Os jornais gregos antecipam que Yanis Varoufakis virá a Bruxelas munido de um plano que prevê que o acordo assinado com a troika seja cumprido em 70% e de dez medidas alternativas, para preencher os restantes 30%.
A reunião de quarta-feira em Bruxelas, tem início marcado para as 17:30 (16:30 em Lisboa).