O presidente da Comissão Europeia apresentou, esta manhã, no Parlamento Europeu, o plano que pretende mobilizar mais de 300 mil milhões de euros nos próximos três anos para a economia europeia, que corre o risco de entrar novamente em recessão.
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia credita que o plano de investimento representará o virar da página da Europa. Mas Jean-Claude Juncker reconhece as dificuldades para mobilizar 300 mil milhões de euros.
«O dinheiro não cairá do céu. Não temos uma impressora de notas. Temos de atrair dinheiro a nosso favor», explicou o novo responsável de Bruxelas.
O presidente da Comissão propôs uma nova arquitetura para mobilizar verbas para a economia europeia. Juncker explicou que «primeiro através de um novo fundo europeu para os investimentos estratégicos, assegurado por fundos públicos do orçamento europeus e do Banco Europeu de investimento serão capazes de mobilizar os 315 mil milhões de euros ao longo dos próximos 3 anos. E já alguém diz que isto não chega. Tenho de lembrar-vos que este é o maior esforço da história recente da Europa, para mobilizar, o dinheiro europeu para despontar investimento adicional e sem alterar as regras».
Confiante neste plano, Juncker acredita que plano de investimento trará um novo rumo à economia europeia.
«Hoje a Europa está a virar uma página, depois de anos a lutar para restaurar a nossa credibilidade orçamental e a promover reformas».