A polícia belga deteve seis pessoas em Bruxelas no quadro do inquérito aos atentados que causaram pelo menos 31 mortos na terça-feira na capital do país, indicou o Procuradoria federal.
Corpo do artigo
A notícia foi avançada pela France Presse que relata que três dos detidos foram interpelados "à frente da porta da Procuradoria federal", em pleno centro de Bruxelas, avançou um porta-voz da instituição, Eric Van Der Sypt.
[twitter:713138336219705345]
Horas antes deste anúncio, uma operação policial em Bruxelas encerrou ao início da noite vários quarteirões na zona da Praça Ambiorix, situada a cerca de dois quarteirões acima da sede da Comissão Europeia.
A reportagem da agência Lusa, no local, contava que se viam carrinhas da polícia e operacionais vestidos integralmente de negro. Fontes fizeram circular a informação de que estaria uma equipa de análise e desativação de explosivos naquela zona.
Esta operação decorre dois dias depois dos dois atentados em Bruxelas, que fizeram 31 mortos e 300 feridos, e no mesmo dia que o nível de alerta antiterrorista baixou para o nível três.
Esta operação decorre dois dias depois dos dois atentados em Bruxelas, que fizeram 31 mortos e 300 feridos, e no mesmo dia que o nível de alerta antiterrorista baixou para o nível três.
Cerca das 22:00 locais (21:00 horas me Lisboa) o perímetro de segurança foi reduzido.
Os agentes policiais questionaram os populares presentes se eram moradores da zona e, perante uma prova de identificação, as pessoas puderam regressar às respetivas habitações.
Quando o perímetro de segurança foi reduzido, a carrinha da equipa de destruição de explosivos estacionou em frente a um prédio e foram notadas outras movimentações de operacionais vestidos integralmente de branco.
À espera de entrarem nas suas casas estavam, por exemplo, uma mãe com uma criança ao colo, que foi encaminhada para uma carrinha da polícia para se proteger do frio e da chuva miudinha que caía em Bruxelas àquela hora.
Algumas fontes disseram à agência Lusa que outras operações terão decorrido por vários locais da capital belga, mas desconhece-se mais pormenores sobre aquelas ações.