É uma quantia avultada, mas que ainda assim fica a meio das pretensões russas. Em causa está um projeto nuclear que não chegou a concretizar-se por falta de investidores.
Corpo do artigo
A empresa energética estatal búlgara, NEK, terá de pagar uma indemnização de 550 milhões de euros à russa Atomstroyexport, decretou um tribunal internacional, avança a Reuters. Em causa está o cancelamento de um projeto de energia nuclear.
O tribunal internacional em Genebra, sob auspício da Câmara de Comércio Internacional, decidiu que a empresa búlgara tem de reembolsar a Rússia pelos gastos de produção de equipamento para o projeto nuclear, mas rejeitou a cobrança de quaisquer outros prejuízos. A Rússia tinha pedido uma indemnização de mais de mil milhões de euros.
Em 2006, a Bulgária contratou a empresa energética russa para construir dois reatores de mil megawatts em Belene, junto ao rio Danúbio, mas desistiu do projeto seis anos depois, por falta de investidores.
Agora a Bulgária deverá aconselhar-se com a União Europeia para decidir se instala o reator nuclear ou se negoceia com a empresa russa para revender o projeto a terceiros.
A Bulgária recebeu a notícia esta quarta-feira à noite e o primeiro-ministro, Boiko Borisov, mostrou-se satisfeito pela oportunidade de negociação dada pelo tribunal internacional. O país tem sido alertado pelos parceiros ocidentais para a sua dependência energética de Moscovo