A Ossétia do Sul e Abkházia deverão continuar a fazer parte da Geórgia, defendeu este sábado em Crawford, no Texas, o presidente norte-americano, George W. Bush.
Corpo do artigo
As duas regiões separatistas, que estão no centro do conflito desencadeado no passado dia 08 entre Tbilissi e Moscovo, «fazem parte da Geórgia» e «vão continuar», assegurou Bush, acrescentando que «não há discussão possível a este respeito».
O presidente norte-americano referiu-se ainda ao acordo de cessar-fogo assinado pelos chefes de Estado georgiano e russo, classificando-o como «uma fonte de esperança».
«Agora é necessário que a Rússia honre esse acordo e retire as suas tropas», acrescentou Bush, que falava no seu rancho, em Crawford, depois de um encontro com a sua secretária de Estado Condoleezza Rice, que regressou de um périplo que a levou a Tbilissi.
O acordo de cessar-fogo foi assinado sexta-feira, em Tbilissi, pelo presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, na presença da secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, e hoje o presidente russo, Dimitri Medvedev assinou também o documento.