O presidente norte-americano disse, esta quinta-feira, que aplicará a decisão tomada pelo Supremo Tribunal norte-americano segundo a qual a Constituição garante aos detidos de Guantanamo a possibilidade de recorrer à justiça federal, embora a desaprove.
Corpo do artigo
George W. Bush, que se encontra na Itália para discutir entre outros assuntos o programa nuclear iraniano e a situação no Afeganistão, sugeriu que pode ser necessária nova legislação para manter o povo norte-americano em segurança.
«Respeitaremos a decisão do tribunal», mas «isso não significa que eu tenha de concordar com ela», disse, em conferência de imprensa.
O Supremo Tribunal norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, por cinco votos a favor contra quatro, o direito constitucional de os detidos por suspeita de terrorismo na base naval de Guantanamo poderem recorrer a tribunais federais para pedir a liberdade.
Esta decisão representa um revés para a administração do Presidente norte-americano que até agora tem impedido aos prisioneiros em Guantanamo o acesso a tribunais ordinários.