A descoberta foi feita por moradores. Apesar de já terem sido encontrados restos mortais de lobos mais jovens, esta é a primeira vez que é desenterrada a cabeça de um lobo adulto.
Corpo do artigo
A cabeça de lobo com 40 mil anos foi encontrada no leste da Sibéria, nas margens do rio Tirekhtyakh, em Yakutia, por moradores locais que andavam à procura de marfim. Os dentes e a pele do animal foram conservados pelo tipo de solo, o pergelissolo, em que a cabeça estava enterrada, segundo a CNN .
Após ter sido enviada para um departamento da Academia de Ciências da República de Sakha, na Rússia, a cabeça do animal está a ser estudada. Uma equipa de cientistas está a construir um modelo digital do crânio do lobo, para que se possa iniciar um estudo sobre esta espécie. Entretanto, uma equipa de Estocolmo está a analisar o ADN do animal.
1137200577526603777
Albert Protopopov, diretor do departamento onde se encontra a cabeça do lobo, disse em declarações à CNN que "esta é a primeira vez que a cabeça de um lobo adulto antigo é encontrada com o tecido mole preservado após 40 mil anos". "O número de descobertas está a crescer devido ao degelo", acrescentou, ainda, Albert Protopopov, pelo que é provável que este tipo de acontecimentos se torne cada vez mais comum.
No início deste ano, um grupo de cientistas anunciou a descoberta de um potro com 42 mil anos, que continha, ainda, sangue líquido e urina dentro dos restos preservados também pelo tipo de solo.