
DR
15 anos depois, o Movimento para a Democracia sobe ao poder em Cabo Verde. O partido liderado por Ulisses Correia da Silva conseguiu a maioria absoluta.
Corpo do artigo
O Movimento para a Democracia (MpD) venceu as eleições legislativas deste domingo em Cabo Verde em todos os círculos eleitorais. O partido de Ulisses Correia da Silva conquistou uma maioria absoluta com quase 54% dois votos e 37 deputados eleitos - quatro mais que os necessários para garantir o controlo do parlamento.
O MpD, que já tinha sido poder depois do fim do regime de partido único, durante 10 anos, ganhou em todas as ilhas e na diáspora europeia. O PAICV, só ganhou na emigração nas Américas e no continente africano.
Esta vitória interrompe um ciclo de três maiorias absolutas consecutivas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).
Na última noite, o novo primeiro-ministro eleito, Ulisses Correia da Silva, traçou prioridades, que passam por cumprir a promessa de desenvolvimento feita durante a campanha eleitoral.
De acordo com os dados oficiais, nas eleições deste domingo a abstenção foi de 33,4%, acima dos 23,9% das últimas legislativas.