O sistema prisional brasileiro tem um número de presos 70% acima da sua capacidade.
Corpo do artigo
Existem no país mais de 708,5 mil pessoas presas. Este número salta para mais de 750 mil pessoas quando são contabilizados os presos em regime aberto e os detidos em instalações da polícia.
O Brasil tem oficialmente a capacidade total de abrigar 415.960 presos nas suas cadeias, dado que indica um défice do sistema de 292.586 vagas.
O levantamento do jornal brasileiro G1 usou informações obtidas via assessorias de imprensa de órgãos governamentais através da Lei de Acesso à Informação.
O último levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) com dados oficiais do Governo brasileiro indicou que até ao primeiro semestre de 2016 cerca de 726.712 pessoas estavam presas no país.
Segundo o relatório, 89% da população prisional encontrava-se em unidades sobrelotadas, independentemente do regime de cumprimento da pena.
De acordo com os dados do Infopen, o Brasil ultrapassou a Rússia tornando-se o terceiro país com maior população prisional do mundo ficando atrás da China e dos Estados Unidos.