
epa07134859 An Indonesian officer holds the Lion Air JT-610 flight data recorder shortly after it was found underwater in West Java, Indonesia, 01 November 2018. Lion Air flight JT-610 lost contact with air traffic controllers soon after takeoff then crashed into the sea on 29 October. The flight was en route to Pangkal Pinang, and reportedly had 189 people onboard. On 01 November, search and rescue divers located one of the plane's black box flight recorders. EPA/BAGUS INDAHONO
EPA
Caixas negras revelam falhas consecutivas no indicador de velocidade que nunca foram reparadas.
Corpo do artigo
As autoridades indonésias anunciaram esta segunda-feira que as caixas negras do avião que se despenhou no Mar de Java na semana passada mostram falhas no indicador de velocidade nos últimos quatro voos realizados pelo mesmo aparelho.
O chefe do Comité Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia, Soerjanto Tjahjono, disse em conferência de imprensa, em Jacarta, que a situação é comum aos quatro últimos voos do avião que se despenhou no Mar de Java na passada segunda-feira com 189 pessoas a bordo.
Tjahjono afirmou que os dados recolhidos através da consulta das caixas negras "são consistentes" e dizem respeito aos valores "erráticos" dos indicadores de velocidade e de altitude que se registaram nas últimas quatro viagens que o aparelho efetuou.
Trata-se da primeira informação obtida através da consulta das caixas negras e que foi divulgada logo após uma reunião particularmente emotiva entre os familiares das vítimas e um dos fundadores da companhia de baixo custo indonésia Lion Air e que foi organizada pelas autoridades de Jacarta.
Os familiares queixam-se da falta de informações sobre as causas do acidente e pedem o apuramento de responsabilidades.
Soerjanto Tjahjono afirmou também que o estado em que se encontram os restos do avião demonstra "grande velocidade" no momento em que o Boeing se despenhou.
"A velocidade com que se despenhou foi suficientemente elevada para libertar uma grande energia. Por isso a fuselagem ficou fragmentada em pequenos elementos", disse.
Dezenas de elementos das equipas de resgate continuam as buscas no local do acidente na tentativa de encontrarem o aparelho que grava os diálogos do cockpit do avião e que podem ajudar a esclarecer com precisão as causas que levaram o Boeing 737 Max 8 a despenhar-se poucos minutos após a descolagem.