Cameron avisa que o Reino Unido pode enfrentar «o caos» se alterar estratégia económica
Em ano de eleições, o primeiro ministro inglês dramatizou o discurso na sua mensagem de Ano Novo. Em Paris, François Hollande deixou uma mensagem de confiança.
Corpo do artigo
David Cameron disse que «2015 pode ser um grande ano para o país se se fizerem as escolhas corretas». O chefe do governo londrino avisou no entanto que os britânicos podem enfrentar «o caos» se optarem por alterar o rumo da economia, uma clara referência às eleições gerais agendadas para o dia 7 de maio. Cameron lembrou que a «economia global continua incerta» e que por isso a escolha será entre «a competência ou o caos».
François Hollande quis deixar aos franceses um mensagem de confiança. Mas lembrou que os seus compatriotas precisam de demonstrar coragem para combater os problemas.
Depois de um ano marcado por várias derrotas eleitorais para os socialistas, Hollande prometeu enfrentar o problema do desemprego com determinação e assegurou que «a França é capaz de se transformar».
Em Itália, o presidente Giorgio Napolitano aproveitou a mensagem de Ano Novo para anunciar que vai deixar o cargo em breve,sem adiantar uma data precisa.
Atualmente com 89 anos, Napolitano entende que a idade é já «um obstáculo para o cumprimento das suas obrigações constitucionais».
No Japão o primeiro ministro Shinze Abe anunciou as reformas mais drásticas desde a Segunda Guerra Mundial e prometeu fazer do crescimento económico a principal prioridade do seu governo.